O instituto | Stephen King #resenha

No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.

Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.

Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Nas florestas do Maine, uma bizarra instituição abriga crianças e adolescentes dados como desaparecidos. Lá, eles passam por todo o tipo de testes horríveis e exames que visam explorar suas habilidades paranormais.

Luke Ellis é um dos mais novos membros e, apesar de seus poderes serem relativamente fracos, sua inteligência é muito acima da média. Quando ele se une a Avery Dixon, um menino de dez anos com uma capacidade telepática extraordinária, as coisas começam a mudar.

Sem dúvidas, esse é um daqueles livros do King que envolvem desde as primeiras páginas: eu não o consideraria uma história de terror, mas sem dúvidas é angustiante — afinal, estamos falando de crianças aqui. Com suspense, uma boa pincelada de teoria da conspiração e ficção científica, “O instituto” prova, mais uma vez, a genialidade do autor.

Como em outras obras dele, aqui a maldade humana é descortinada sem meias-palavras. Fins justificam os meios? Esse é um dos principais questionamentos e que pode deixar uma reflexão para além da conclusão da história.

Não bastasse isso, esse também foi um livro que me emocionou — os testes e experimentos com as crianças me deixaram revoltada e nervosa, mas a relação que eles desenvolvem, apesar de tudo, é muito bonita. Gostei muito do clímax da obra e, apesar de ter aquela dose de loucura tão típica dos livros do King, quase caiu um cisco no meu olho.

De novo, fui surpreendida positivamente por uma trama do autor, e inclusive recomendo essa história pra quem ainda não quer se aventurar no terror mais denso que ele escreve.

O Instituto

Stephen King

Editora: Suma

ISBN-13: 9788556510853

ISBN-10: 855651085X

Ano: 2019

Páginas: 544

Resenha escrita pela Camila K para o Lendo e Escrevendo.


Um comentário:

  1. Olá, adorei sua resenha sobre esse livro, inclusive ele está na minha lminh, mas ainda não tive tempo rs.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido