Oito Detetives | Alex Pavesi #Resenha

“PERFEITO PARA OS FÃS DE AGATHA CHRISTIE E SHERLOCK HOLMES!” Existem regras para mistérios em que há um assassinato. Deve haver uma vítima. Um suspeito. Um detetive. O restante é apenas embaralhar a sequência de fatos para enganar o leitor. O matemático Grant McAllister resolveu esse raciocínio para escrever sete histórias de detetive calculando as diferentes ordens e possibilidades. E, por trinta anos, essas histórias pareceram perfeitas aos olhos de todos. Agora, vivendo recluso numa remota ilha do Mediterrâneo, vendo a vida passar, ele é descoberto por Julia Hart, uma editora ambiciosa e esperta. Julia quer republicar o livro de Grant, mas nota muitos pontos inconsistentes, quase propositais. Aos olhos de uma profissional, parecem pistas de crimes reais... Ela decide investigar. Em uma batalha intelectual com um adversário perigosamente inteligente, Júlia percebe que há um mistério maior por trás dos livros... Grant deixou as pistas para conectar os livros ou assassinatos da vida real? Toda investigação parte de evidências. Mas, e se elas fossem disfarces de algo mais grave?

Grant McAllister foi um escritor de um único livro: Os Assassinatos Brancos. Antes de se tornar escritor ele era um professor de matemática. Ele acabou usando um artigo científico que escreveu sobre a estrutura de romances de assassinatos para embasar as sete histórias de seu livro. Hoje, depois de mais de trinta anos, ele vive uma vida pacata e tranquila em uma ilha do Mediterrâneo, até que uma editora se interessa em republicar seu livro.

Julia Hart, que trabalha em uma editora voltada para livros de thriller, entra em contato com Grant com o interesse em publicar novamente seu livro. Grant aceita a proposta e Julia viaja até a ilha para que os dois analisem e revisem as histórias. Durante essa análise, Julia começa a notar pequenas discrepâncias nas histórias e fica cada vez mais inquieta, pois sente que Grant esconde um grande segredo. Principalmente quando cada história parece ter ligação com um famoso assassinato da época em que Grant publicou seu livro...

“Julia fechou os olhos. Suspeitava desde a primeira conversa que Grant estava escondendo algo a respeito de seu passado. Agora sabia o que era.”

A edição da Faro Editorial desse livro está bem caprichada. Tanto na parte externa quanto na parte interna do livro com alguns detalhes de imagem. Gosto quando as editoras tem esse carinho com as edições.

Oito Detetives é uma história que contém várias histórias. Todos os sete contos que Grant escreveu nos são apresentados e isso foi um ponto que gostei bastante, pois no fim temos oito histórias sendo contadas. Porém, o livro segue uma linha mais lenta de narrativa. As histórias não deixam de serem interessantes, mas para o leitor que espera algum frenesi, ele não acontece, no mas deixo claro que isso foi algo que me incomodou.

Gostei bastante das sete histórias e do modo como elas se interligam para formar a história central do livro. Os momentos em que Julia e Grant sentavam para discutir detalhes das histórias geravam pontos interessantes sobre a percepção que às vezes nós leitores nem temos sobre um determinado thriller, seja em livro, filme ou série de tv. Todo romance policial segue uma lógica básica e foi interessante ver esses pontos serem debatidos nesse livro.

O autor Alex Pavesi realmente foi incrível ao conseguir fazer essa junção! Ah, temos dois finais na história, o primeiro me surpreendeu bastante, eu realmente não esperava. Mas o segundo final me surpreendeu só em parte, pois todo o enredo nos dava pistas sobre isso. Já estava claro que algo assim seria possível.

“Mesmo nas cenas mais inocentes, há escuridão nos cantos pela maneira como a luz cai sobre a moldura.”

Esse é o primeiro livro escrito pelo autor Alex Pavesi e posso dizer que começou bem. Por fim, recomendo sim a leitura de Oito Detetives, mas quem for ler, vá com a consciência que o ritmo do livro é um pouco mais lento sem tirar o toque investigativo.

“O xadrez é uma metáfora barata. É o que os homens usam quando querem falar de uma maneira grandiosa a respeito de conflitos.”

Oito Detetives

Alex Pavesi

Editora: Faro Editorial

ISBN-13: 9786586041606

ISBN-10: 6586041600

Ano: 2021

Páginas: 288

AQUI

Resenha escrita pela colunista Cris para o Lendo e Escrevendo

Um comentário:

  1. Olá, adorei a resenha, o enredo do livro parece interessante, mas fiquei um pouco desanimada por causa do ritmo lendo que você citou.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido