Sombra e Ossos | Leigh Bardugo #resenha

Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Alina e Maly são órfãos da guerra que crescem juntos em um mundo onde nada nem ninguém são o que aparentam, e embora o livro traga um pouco da história de ambos, é Alina o foco de tudo, é ela que irá trazer um fio de esperança depois de anos de guerra, mas ao mesmo tempo ela pode trazer muito mais destruição apenas por existir, como disse, nada é o que parece.

O desejo dela sempre foi se encaixar em algo, pois independente de onde estivesse ela sempre se sentiu deslocada, mesmo com a presença de Maly que atenua um pouco essa sensação, ela sente que quer fazer parte de algo maior, infelizmente quando a oportunidade aparece as coisas não saem como ela imaginou, sua nova vida como Grisha a leva em um caminho separado do de Maly e a lugares que ela nunca imaginou estar.

Agora ela deve aprender a controlar seus poderes e a tentar salvar sua terra e seu povo, mas de novo, as coisas não são como imaginamos e quando achamos que tudo está tomando determinado rumo, tudo muda e a trama sofre uma enorme reviravolta e percebemos que ninguém é o que aparenta.

Com um começo um pouquinho arrastado para quem lê a obra pela primeira vez (essa foi uma releitura para mim, então foi mais tranquilo) a autora apresenta uma bela introdução ao universo que criado por ela, por isso há a presença de nomes que podem confundir um pouquinho, mas passadas algumas páginas a leitura passa a fluir bastante, pois todas as peças começar a entrar no lugar, mas prepare-se, quando você achar que pegou o ritmo da coisa vai dar de cara com uma reviravolta de tirar o fôlego e mudar a perspectiva de tudo.

De modo geral, essa é uma leitura que prende do começo ao fim e em grande parte é bem fluida e super envolvente. Além disso, é interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens, o crescimento e transformações deles. Outro ponto que chama a atenção é a escrita da autora, a narrativa cria uma montanha russa de emoções que no final você vai se perguntar o que aconteceu.

No mais, recomendo muitíssimo esse livro para os leitores que gostam de fantasia. Ah! A adaptação estrou hoje na netflix.

Sombra e Ossos

Grishaverso – vol.01

Trilogia Sombra e Ossos – vol. 01

Leigh Bardugo

Editora: Planeta Minotauro

ISBN-13: 9786555352917

ISBN-10: 6555352914

Ano: 2021

Páginas: 288


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido