loja Lendo e Escrevendo: Coração Granada | João Doederlein #Resenha

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Coração Granada | João Doederlein #Resenha

 O amor (correspondido ou não) mexe com nossa alma e nosso corpo. A ansiedade, quando nos toma de assalto, também. Outro ponto em comum: os dois fizeram e continuam fazendo artistas de todos os tipos produzirem criações capazes de gerar reflexão e também de dar sentido ao que, muitas vezes, parecia já não ter. É o caso de akapoeta, pseudônimo de João Doederlein, neste seu segundo livro.

Nele o jovem escritor fala de paixões e crises de ansiedade e da relação entre ambas, com a mesma delicadeza que transformou a sua obra de estreia, O livro dos ressignificados , em um best-seller com mais de 60 mil exemplares vendidos. Nesse novo livro, ele combina novos ressignificados com poemas curtos e longos, voltando a encantar o leitor com sua escrita acessível e, ao mesmo tempo, impactante.

Se você faz parte dos recentes apaixonadas por poesia contemporânea como eu você já deve ter se deparado com algum verso nas redes sociais assinado pelo @akapoeta, uma cara de sorriso tímido, coque no cabelo e versos fluidos, “Coração Granada” é o segundo livro do autor e meu primeiro contato fora das redes sociais com a criação de um poeta brasileiro.

O livro está dividido em três grandes blocos: “O nome dela”, “quando a ansiedade chega” e “ acalanta teu coração” ( junte os títulos dos capítulos e tenha uma frase que traduz muito bem a essência do livro); os versos/ poesias e verbetes falam sobre amor, sobre estar apaixonado, sobre ser correspondido e sobre não ser correspondido, sobre lidar com uma ideia de amor que criamos, com alguns versos mais rimados, outros mais soltos; misturando textos mais longos com textos curtos que trazem uma definição nova de algumas palavras já velhas (definitivamente minha parte favorita do livro).

No momento não me encontro apaixonada, nem sofro de ansiedade tão drasticamente talvez por isso eu tenha me mantido bem distante da maioria dos versos, mas é impossível negar a sensibilidade e honestidade para não dizer coragem que o autor entrega em cada linha, no fim o quem tem me ganhado nesses livros de poesia é justamente a coragem de admitir sentimentos que a maioria deixa guardado nas caixinhas do: “não divido com ninguém”.

Sem dúvida esse é um ótimo livro para presentear o crush, o amigo (a), se presentear, reler e reler ao longo dos dias, pois dependo do seu humor as poesias te afetam de maneiras completamente diferentes, o projeto gráfico do livro está lindo, com ilustrações e frases escritas em tamanhos diferente em laranja a diagramação enriquece ainda mais a experiência de leitura e embora eu não tenha sido tão impactada com alguns versos definitivamente me fez querer conhecer a outra obra do autor também publicado pela editora paralela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...