Conheça cinco livros sobre vinhos

Ao longo do ano comemora-se o dia das mais diferentes profissões, em Outubro tivemos o dia dos professores, do médico, do profissional de TI e hoje é o dia do enólogo.

 

O enólogo é o “profissional responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final, vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas…”*, ou seja, sem ele a produção não acontece.

 

Para comemorar eu separei uma seleção de livros que falam sobre livros e que são voltados para as pessoas leigas no assunto. Confira:





O guia essencial do vinho: Wine Folly, de Madeline Puckette e Justin Hammack

O site winefolly.com é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho. Com gráficos incríveis, foco total no acesso à informação e soluções engenhosas para atrair novos apaixonados, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack espanou a poeira que cobria o assunto e abriu as portas para muitos iniciantes: aqueles que queriam conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidavam com toda a pompa.

Com explicações claras e acessíveis, O guia essencial do vinho: Wine Folly reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, apresenta as características de cada uma — afinal, qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir? —, ensina sobre harmonização com alimentos e até mesmo a degustar e a servir a bebida. Tudo isso com um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite a uma taça.

Leve e divertido para os novatos e repleto de informações geográficas e históricas para os que já possuem algum conhecimento, este livro é, mais do que tudo, uma homenagem ao vinho e à cultura que o cerca.

 

A incrível história do vinho

Da pré-história aos nossos dias - 10 mil anos de aventuras

Do surgimento na Mesopotâmia à globalização de hoje: a história do vinho pela primeira vez em HQ! A história do vinho é a história da humanidade. Na Antiguidade, o vinho era licoroso, aromatizado, acrescido de mel ou de óleo, e diluído com água antes de ser bebido. A mitologia grega transborda de alusões ao vinho, e, na Bíblia, ao final do dilúvio, Noé planta uma... vinha! A bebida fermentada a partir de uvas civiliza os homens e humaniza os deuses, e sua história corre paralela ao desenvolvimento da humanidade. No final da Antiguidade, o vinho gaulês já era muito exportado. Com a queda do Império Romano, a Igreja e os monastérios passam a perpetuar o savoir-faire da vinicultura; na Idade Média, o vinho enfim começa a se parecer com o que conhecemos hoje. A invenção da garrafa, no século XVII, revoluciona a estocagem, e a enologia se torna uma arte do bem viver. Com as grandes navegações, a bebida de Baco conquistou o Novo Mundo, e, hoje, é produzida em metade dos países do globo. A importância dos terroirs, a magia dos grands crus, os principais avanços tecnológicos, o surgimento dos vinhos biodinâmicos... tudo isso e muito mais está contato nessa história em quadrinhos acessível a todos os bebedores de vinho, tão deliciosa quanto inebriante."

 

Expert em Vinhos em 24 Horas, de Jancis Robinson

Autora de várias “bíblias” sobre o tema, Jancis Robinson explica de forma didática e prática como escolher um bom vinho. Sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos – afinal, a melhor maneira de curtir uma bela garrafa é na companhia de quem se gosta. Jancis dá 10 dicas para escolher a garrafa certa, quanto deve-se pagar por cada uma e como combinar vinho e comida. A edição brasileira inclui um posfácio do sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato, que conta a história do vinho no Brasil e aponta os melhores exemplares nacionais. 


1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer, de Neil Beckett

Entre os milhares de grandes vinhos disponíveis no mercado, quais eu deveria experimentar pelo menos uma vez na vida?

Este livro é a garantia de que você irá encontrar uma ótima resposta para essa e outras perguntas. Reunindo 1001 resenhas sobre os mais notáveis vinhos produzidos em todas as regiões do mundo, ele leva você além da descrição das sensações da degustação e apresenta a história e as curiosidades escondidas por trás dos rótulos.

Junto com uma equipe de 44 especialistas, Neil Beckett criou um guia completo sobre a diversidade que faz dos vinhos uma fonte permanente de fascínio e prazer. Eles indicam os vinhos que irão agradar ao paladar, explicam o que faz com que eles sejam tão especiais, dão referência de preço e sugerem a época ideal para consumi-los.

Alguns dos vinhos são antigos e raros, mas a maioria está disponível no mercado e pode ter preços surpreendentemente acessíveis. Ricamente ilustrado com fotos de garrafas, rótulos e vinhedos, este livro vai agradar tanto aos iniciados que querem aprofundar seus conhecimentos quanto àqueles que apreciam um bom vinho mas não entendem muito do assunto.

 

Vinho e Comida, de Joanna Simon

Um guia básico e contemporâneo das melhores combinações de vinho e comida

Joanna Simon Guia com linguagem acessível que apresenta as melhores combinações entre vinhos e comidas. Ela traz, também, as principais regiões vinícolas do mundo, revelando de que modo culinárias e vinhos foram evoluindo - processo que culminou na criação de grandes clássicos, que resistem ao tempo.

 


Ah! Eu também trouxe duas curiosidades que relacionam os livros e os vinhos de uma forma diferente: vinhos que foram inspirados em livros e uma coleção italiana de vinhos que vem junto com diferentes contos. Então passe para o lado e confira os livros e as curiosidades.





E aí, gostaram?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sherlock: Um Estudo em Rosa | Adaptado* por Steven Moffat e Mark Gatiss, Arte de Jay #Resenha

Traumatizado pela guerra, Dr. Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e é apresentado por um velho amigo a Sherlock Holmes, um dete...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido