Castelo Rá-Tim-Bum | O Reencontro

Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

Todo mundo tem um programa, desenho ou atividade que marcou a infância, no meu caso foram os episódios de Castelo Rá-tim-bom, que retornou no último 25 de Fevereiro para um reencontro entre diversos atores que participaram da atração.

 

Relembrar cenas e músicas, rever os atores e a homenagem aos que não mais entre nós, foi nostálgico e extremamente tocante, foi ótimo ver que tantos anos atras tínhamos uma atração voltada para crianças que era educativo, lúdico e muito, muito divertido e se você, assim como eu, passou boa parte da infância assistindo aos episódios do Castelo o Reencontro é um especial que você deve assistir.

 

Comandado pelo diretor da série Cao Hamburger, o especial trouxe de volta os protagonistas Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba) e Fredy Állan (Zequinha) que revisitaram cenários e falaram sobre a experiencia na época em que o programa era gravado.

 

Durante o especial revivemos aquela sensação gostosa do inicio de cada episodio em que os personagens chegavam ao castelo, revimos cenários (sempre amei a biblioteca) e personagens que eram queridos e marcaram toda uma geração que se encantaram com o que era mostrado a cada episódio. Também tivemos a oportunidade de conhecer um pouquinho dos bastidores e para muitos, foi a oportunidade de dar cara às vozes de personagens como a Celeste, Mau, Gato e muitos outros fantoches que habitavam o castelo – Fernando Gomes (Gato/Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/Godofredo) e Enrico Verta (Mau).


Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

Também pudemos rever diversos outros personagens que marcaram episódios e quadros dentro da atração, como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha).

 

Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

O elenco e os criadores do programa falaram sobre a experiência de participar do programa e como ele marcou cada um deles. Angela Dippe, por exemplo, falou sobre como muitas meninas se tornaram jornalistas por influência do programa, já Eduardo Silva, falou sobre a representatividade trazida pela série.

 

A representatividade tão discutida nos dias de hoje já estava presente em Castelo Rá-tim-bum que sempre tratou todos os temas de forma sutil e lúdica e ensinava crianças de todas as idades o que realmente era importante (muitos temas considerados tabus foram discutidos de forma tão sutil). Ao mesmo tempo, eles ensinavam todos os temas sem deixar a inocência característica da infância de lado, afinal, crianças merecem aproveitar a infância como crianças, mas sem terem sua inteligência subestimada.

 

Infelizmente nem todo o elenco pode estar presente, alguns não estão mais entre nós e outros tiveram impedimentos contratuais (caso de Luciano Amaral que não foi liberado pela Disney), mas a mensagem mais importante que fica é que, não importa o tempo que passe, o que foi importante deixa marcas independente do tempo que passe, um exemplo disso foi a homenagem feita querido Doutor Vitor.


Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

Carlos Mamberti, filho do ator Sérgio Mamberti que faleceu em 2021, subiu ao palco caracterizado como o personagem do pai e emocionou todos no palco que não sabiam sobre essa homenagem surpresa. Wagner Bello, o Etevaldo, também foi lembrado durante o reencontro, o ator que faleceu em 1994 quando o programa ainda estava no ar, recebeu homenagem ainda em um dos programas da época quando seu personagem foi “brincar com as estrelas”. Alguns flashbacks também homenagearam e relembraram os atores que já faleceram.


Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

De modo geral, Castelo Rá-tim-bum O Reencontro, foi um programa que veio provar que algumas atrações podem sim envelhecer bem e manter a qualidade independente de quanto tempo passe, também veio trazer aquela sensação gostosa de assistir um programa divertido e educativo que encantou milhares durante tanto tempo e de certa forma, lembrar que programações educativas voltadas para as crianças criam marcas que duram uma vida inteira.


Foto: Divulgação/Nadja Kouchi

Se você perdeu ou quer reassistir, a Cultura e Oreo (que organizou o reencontro), já disponibilizaram o vídeo completo no youtube, confira!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Appa, o bisão voador de "Avatar", chegou ao Brasil

A Netflix divulgou ontem (21/02) uma ação promocional para o lançamento da série “ Avatar: O Último Mestre do Ar ”.   O serviço de stre...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

@daspaginaspraspanelas

Novidades

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido