Joana D'arc | Katherine J. Chen #RESENHA

 

Um épico emocionante, triunfo da ficção histórica, releitura feminista de uma mulher notável ― e extraordinariamente real ―, que deixou uma marca profunda na História.

1421. A França parece prestes a perder a guerra contra a Inglaterra. Enquanto o país se afunda na lama de batalhas sangrentas, o povo passa fome... e o rei permanece escondido.

Desse caos surge uma jovem capaz de mudar o rumo da guerra e liderar os franceses à vitória. E o nome dessa garota imprudente, obstinada e brilhante – uma heroína improvável – ecoará através dos séculos: a guerreira, a herética, a santa Joana D’Arc.

Nas mãos de Katherine J. Chen, o mito e a lenda de Joana D’Arc ganham vida neste romance fruto de meticulosa pesquisa. Sua vida é narrada, com maestria, desde a infância repleta tanto de alegria quanto de violência até a ascensão meteórica ao posto de líder do exército francês no fim da Guerra de Cem Anos, em meio aos perigos nos campos de batalha e às ainda mais traiçoeiras intrigas da corte.

 

“Garota, guerreira, herege... e santa” você provavelmente já ouviu falar em Joana D'arc, uma camponesa que teve participação na Guerra dos Cem Anos (que não durou 100 anos), liderando as tropas de Carlos VII em conquistas importantes. Se você conhece a história, provavelmente sabe como as coisas acabaram para a jovem de 19 anos, mas se não sabe que tal conferir a obra de Katherine J. Chen? (E se conhece, bora ler também e ficar sabendo um pouco mais?!).

Fruto de uma pesquisa feita pela autora Katherine J. Chen, Joana D'arc dá vida ao mito e a lenda que ela se tornou com o passar dos anos, essa releitura da história real de Joana narra sua vida que, embora tenha sido curta, foi cheia de acontecimentos que marcaram a história europeia, além disso, o livro dá uma visão mais próxima dos acontecimentos desvendando a infância, sua relação com os poderes da época e a trajetória que a levaram a ser considerada por muitos um guerreira, uma herege... e posteriormente uma santa.

O livro também mostra, que apesar dos feitos marcantes de Joana D'arc ela teve seu destino selado pelas lideranças e crenças da época que deixaram de lado muitas coisas para que prevalecessem suas crenças, lembrem-se Joana viveu em meados de 1421, época em que o patriarcado e a igreja ditavam muuuuuitas regras da sociedade.

O livro traz ao leitor uma narrativa permeada por descrições que inserem o leitor na atmosfera da época em que a trama se desenvolve se deparando com um cenário por vezes tenso, cruel e ao mesmo tempo de crescimento que tornaram a figura de Joana no que ela representa nos dias atuais. De modo geral, é uma leitura para quem se interessa por figuras e marcos históricos apresentados por meio de releituras cuidadosamente elaboradas.

 

E se eu não te convenci a ler, quem sabe elas não convencem:

 

“A Joana D’Arc de Katherine J. Chen não é uma donzela piedosa, mas uma guerreira forte, mestre em estratégia e logística de guerra; e, sim, ela realmente arrancou uma flecha do próprio pescoço.” Margaret Atwood, autora de O conto da Aia

 

“Um romance glorioso e arrebatador... Ricamente imaginado, comovente e inspirador.”Jennifer Saint, autora de Ariadne

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Appa, o bisão voador de "Avatar", chegou ao Brasil

A Netflix divulgou ontem (21/02) uma ação promocional para o lançamento da série “ Avatar: O Último Mestre do Ar ”.   O serviço de stre...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido