Já conhece a série “Desventuras em série” (Lemony Snicket)?





A série narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, Klaus Baudelaire, o irmão do meio; e Sunny Baudelaire, a caçula, é uma menininha de três anos que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos (sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série). A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças vão viver sob tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.
Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces são os Baudelaire (Wikipédia).


Série composta por 13 livros, todos já publicados no Brasil pela Companhia das Letras.

AVISO: PODE CONTER SPOILERS

Mau Começo – vol. 1
Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que penicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

A sala dos repteis – vol. 2
A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...". Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arqui-inimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em Mau começo ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.

O Lago das sanguessugas – vol. 3
Depois da morte de seu segundo tutor, os jovens Baudelaire são levados à casa de uma nova tutora, praticamente suspensa às margens do Lago Lacrimoso. Sua nova tutora, Tia Josephine, é viúva (pois seu marido morreu comido pelas sanguessugas), morre de medo de corretores, tem fascínio pela ortografia. Desta vez, conde Olaf usa a fantasia de Capitão Sham e finge uma amizade com Josephine. Ele telefona para a tutora dos órfãos revelando sua identidade, ela escreve um bilhete de suicídio quebra a grande janela da casa (para os órfãos pensarem que ela se jogou) e vai embora para uma gruta do Lago Lacrimoso. A sorte foi que a obsessão de Josephine pela ortografia levou os órfãos a descobrirem o lugar onde ela estava pelos erros de ortografia do seu bilhete de suicídio.

CURIOSIDADE: Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.



Serraria Baixo-Astral – vol. 4

"Serraria Baixo-Astral" começa com os órfãos sentados num trem indo para Paltryville, sua nova casa. Sr. Poe está com eles. Quando eles chegam, Poe deixa as crianças no caminho da nova casa, a serraria. No caminho, eles veem um prédio com forma de olho.
Eles foram forçados a trabalhar lá para seu novo guardião, Senhor, que em troca, deixará conde Olaf longe. Eles conhecem Charles, o simpático parceiro de Senhor. Charles mostra a eles a biblioteca da serraria, que tem somente três livros: Um de Senhor, um do prefeito e o último é da Dra. Orwell, a oftalmologista da cidade.

Inferno no colégio interno – vol. 5
O livro começa com os Baudelaire e o Sr. Poe nos jardins da Escola Preparatória Prufrock. Lá, os Baudelaire conhecem Carmelita Spats, uma rude menina que os chama de "bisbórrias". Sr. Poe fala para as crianças irem à sala do Vice-Diretor Nero. No caminho, eles ouvem o lema da escola: "Memento Mori" ("Lembre-se de que morrerás").
Eles logo encontram o Vice-Diretor Nero, um homem que se considera um gênio e acha que toca violino bem, mas ele não é inteligente, é arrogante e somente arranha o violino; para piorar, os estudantes da Prep Prufrock (apelido da escola), são obrigados a ouvir, uma vez ao dia, seis horas do concerto do vice-diretor. Ele explica as regras da escola e avisa que seu sistema avançado de computadores vai manter o Conde Olaf afastado. Também fala sobre os maravilhosos dormitórios da Prep Prufrock, mas já que eles não têm a autorização dos pais (obviamente por estes estarem mortos), eles devem dormir no Barraco dos Órfãos.

O Elevador Ersatz – vol. 6

Na Avenida Sombria, todas as pessoas se preocupam exageradamente com o que é in e o que é out, e o mesmo acontece com Esmé Squalor, que se importa mais com o que está na in do que com os órfãos Baudelaire. Contudo, o seu marido, Jerome Squalor, não se preocupa tanto com a moda e mostra-se até muito simpático com os órfãos Baudelaire, porém, ele tenta ao máximo evitar discussões com qualquer um, o que faz de Jerome apenas um conforte, e não alguém que possa ajudar os Baudelaires.
No início, parece que o conde Olaf não se encontra definitivamente por perto, mas, numa tarde, o mesmo aparece disfarçado de Gunther, um leiloeiro que vai comandar o Leilão da Moda, o grande evento do ano, na cobertura do edifício 667, onde os órfãos estão a morar.

 
A Cidade Sinistra dos corvos – vol. 7
Conta mais uma aventura dos três jovens Baudelaires que, desta vez, são colocados aos cuidados de uma cidade inteira, a C.S.C ou Cultores Solidários de Corvídeos. Neste livro, o Conde Olaf se passa por um detetive famoso chamado Dupin. Os irmãos moram com um homem chamado Hector e têm que aturar milhares de regras inúteis feitas pelo Conselho dos Anciãos que deixam seu tutor muito "desassosegado."


O Hospital Hostil – vol. 8

Um período especialmente infeliz se anuncia nas vidas aflitivas de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Durante uma tenebrosa e exaustiva caminhada noturna, eles param diante do Armazém Geral Última Chance e decidem entrar para pedir ajuda.
Eles não podem recorrer aos pais (pois os perderam num incêndio), nem à polícia (que estava entre seus perseguidores noturnos), tampouco a conhecidos (pois os irmãos têm conhecidos demais, o que é quase o mesmo que não ter nenhum).
Depois da morte dos pais no incêndio, Violet, Klaus e Sunny se vêem sob os cuidados de inúmeros tutores, alguns deles cruéis, como o ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, o vilão que é o verdadeiro responsável por eles estarem ali, totalmente sozinhos no meio da noite, em frente ao Armazém.
Violet, Klaus e Sunny resolvem passar um telegrama para o sr. Poe, um banqueiro que fora encarregado de cuidar dos órfãos. O sr. Poe nunca se mostrou especialmente eficaz, mas pelo menos ele não era cruel, não tinha sido assassinado nem era o Conde Olaf, e essas parecem ser razões suficientes para contatá-lo.
Além de se safar de terríveis enrascadas, os Baudelaire ainda terão de suportar a estada no sinistro Hospital Heimlich e provar que não são cruéis assassinos. Esse é apenas o começo de páginas e páginas de situações desesperadoras, que contêm detalhes opressivos como um desconfiado dono de armazém, uma cirurgia desnecessária, um sistema de intercomunicadores, uma anestesia e balões em forma de coração.

O espetáculo carnívoro – vol. 9
Desde o incêndio do Hospital Heimlich, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire se escondem no porta-malas de Olaf, e descobrem como o vilão sempre os encontra: a Madame Lulu (Olívia), com sua bola de cristal, sempre revela o seu paradeiro. Conde Olaf, sem fazer ideia que ela não passa de uma charlatã, vem a encontro dela para perguntar se um dos pais Baudelaire está vivo, e ela diz que um deles está escondido nas Montanhas de Mão Morta. Violet e Klaus se disfarçam de aberrações de duas cabeças, e Sunny, de um bebê-lobo. Ao descobrir a farsa de Lulu, enquanto Olaf e sua trupe cavam um fosso cheio de leões para um espetáculo bárbaro e sangrento, combinam com ela de fugir de Olaf no dia seguinte para a mais próxima central da misteriosa organização C.S.C. Mas esse plano falha após Madame Lulu morrer, e possivelmente a borracha que seria usada para ajeitar o "veículo de fuga" vai parar na barriga da fera. Depois eles entendem que o único jeito de chegar às Montanhas de Mão Morta é se juntando a Olaf. Ao se juntarem a trupe de Olaf (Violet e Klaus no trailer das aberrações e Sunny no carro dos vilões), Olaf corta a corda que ligava o carro ao trailer, e Violet e Klaus despencam ladeira abaixo.

O Escorregador de gelo – vol. 10

Sunny Baudelaire está nas Montanhas de Mão-Morta com Conde Olaf, Esmé Squalor e sua trupe, e é obrigada a cozinhar (e fazer os serviços domésticos) para eles, enquanto morre de frio no alto de uma montanha.
Enquanto isso, Violet e Klaus descobrem que o terceiro irmão dos trigêmeos Quagmire, Quigley Quagmire, sobreviveu ao terrível incêndio que destruiu a mansão de seus pais. Com a ajuda dele, os dois Baudelaire mais velhos encontram a base de operações da C.S.C., mas ela já havia sido incendiada pelo homem com barba mas sem cabelo e a mulher com cabelo mas sem barba (pessoas tão vilanescas que Lemony nem cita o nome e até o conde Olaf teme).

A Gruta Gorgônea – vol. 11
Os irmãos Baudelaire, após o degelo do escorregador de gelo, estão sendo levados pela chuva até que encontram um submarino chamado Queequeg. O capitão do submarino é Andarré, que tem o hábito de dar ordens e falar "Positivo!" o tempo todo, porém é um voluntário nobre de C.S.C.. Lá, eles também reencontram Phil, (do livro Serraria Baixo-Astral ) e conhencem Fiona, uma micetologista enteada do capitão Andarré. A missão da tripulação é encontrar o açucareiro. Então, os três órfãos e a micetologista descem as profundezas usando uma roupa de mergulho, ruma à Gruta Gorgônea. Porém, nada encontram lá, a não ser um terrível e letal fungo, chamado mycelium medusóide que envenena Sunny. Quando voltam o submarino está deserto, e o Conde Olaf, que roubou um submarino enorme e em forma de polvo, que dá o nome de Carmelita (do livro Inferno no Colégio Interno) (que está novamente aliada a ele), captura Violet, Klaus, Fiona e Sunny. Assim, a micetologista descobre que o homem das mãos de gancho é seu irmão, e trai os órfãos. Um tanto indecisa de que lado de C.S.C. ela está, acaba ajudando os irmãos Baudelaire a salvar Sunny. Porém, Fiona resolve não ir com eles, e se uni ao Conde Olaf, mas antes dá um beijo em Klaus Baudelaire.
Os irmãos Baudelaire recebem uma mensagem de Quigley Quagmire por meio do telégrafo do submarino. A mensagem dizia para eles irem até a Praia de Sal, e lá entrarem num táxi. Porém, eles encontram-se com o sr. Poe, e ele diz que vai levá-los à delegacia. Nessa hora, os irmãos avistam um carro ali perto, correm para ele. Lá dentro, encontram Kit Snicket e embarcam.

O Penúltimo Perigo – vol. 12

Conta a história dos desafortunados Baudelaire no Hotel Desenlace. Os órfãos viram concierges e atendem várias pessoas suspeitas. Sabe-se que lá há inimigos e amigos encontram três trigêmeos Dewey, Frank e Ernest. No final,o gerente Dewey morre com o arpão o que sem querer os Baudelaire o atinge, tem um encontro com a justiça que na verdade eram o homem com barba mas sem cabelo e a mulher de cabelo mas sem barba (O Escorregador de gelo).Fugindo das autoridades os órfãos Baudelaire ajudam conde Olaf a colocar fogo no Hotel Desenlace e fogem com o ele em um barco que desce da cobertura deixando a Juíza Strauss no incêndio.

O fim – vol. 13

Finalmente, o tão esperado 13o. volume que encerra a longa narrativa da terrível saga dos órfãos Sunny, Klaus e Violet. Mesmo que a vida dos três oferecesse mistério e martírio suficientes para preencher milhares de páginas, Lemony Snicket garante ter chegado à reta final da solene tarefa que lhe ocupou tantos anos de vida.
Diferentemente dos outros livros da série, neste último o grande vilão, conde Olaf, está presente desde o início da narrativa. Ele e os Baudelaire começam juntos: estão todos no barco que os salvou no final de O penúltimo perigo. Atracam em uma ilha, que, perdida no meio do oceano, é povoada por náufragos e comandada por Ishmael, um homem barbudo que tem os pés feridos sempre cobertos de barro. Tudo muito suspeito...
Será que todo o mistério finalmente será revelado? Afinal, quem são os pais dos órfãos Baudelaire, o que é C.S.C., e o que acontecerá com todos os personagens da série? Bem, talvez O fim não seja para qualquer um. Por isso é de fato muito recomendável que se faça um check-up cardíaco antes de ler o livro.

A maioria das sinopses foi retirada da Wikipédia.
Se souber de qualquer divergência entre as informações contidas do post e a série favor avisar!


3 comentários:

  1. Pois é flor, eu conheço de tanto ler nos blogs, e cada
    vez mais fico querendo essa série linda na minha estante...mas o
    box é tão salgadinho rsrsr.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre fico esperando as promoções mas mesmo assim o preço não ajuda muito

      bjos

      Excluir
  2. Tenho um amigo que ama essa série!
    Espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido