Receitas literárias: Biscoito de Gengibre baseado no Shrek


Muita gente conhece a animação da Dreamworks, mas o que muita gente não sabe é que a animação foi baseada no livro Shrek! de 1990. Seu criador, William Steig, fez dele uma espécie de herói às avessas, um herói horroroso. Mas o monstrinho tinha a quem puxar: "A mãe era feíssima, o pai era feíssimo, mas Shrek era muito mais feio que os dois juntos". E desde pequenininho já assustava os outros: "Se uma cobra bancasse a boba e o mordesse, ela entrava imediatamente em convulsão e morria". Shrek sai em andanças pelo mundo e um dia tem a sorte de encontrar sua cara-metade. Foi amor à primeira vista: "Tu já sabes que te amo", ele diz, "e sabes até por quê: é que não há neste mundo Princesa mais feia que vosmecê!". Totalmente apaixonado, "sapecou uma mordida no nariz dela. Ela tascou-lhe um beliscão na orelha. E os dois se engalfinharam num abraço de quebrar ossos". Não tinham dúvida de que haviam nascido um para o outro. Fonte.

Mas voltando a animação, um dos personagens quem marcam presença é o Biscoito, ou Gingerbread Man (no original), e é justamente a receita do biscoito de gengibre que o originou que trago hoje para vocês.


A receita tem algumas variações já tentei uma que leva mel, mas o gosto do mel e do açúcar mascavo ficaram tão fortes, que o do gengibre mesmo, nem dava para sentir, por isso optei por essa receita do portal M de Mulher que parece destacar o gengibre.


Ingredientes:
1 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio*
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de sal
Gengibre ralado a gosto
1 1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

*nem todo mundo gosta de usar bicarbonato nas receitas, geralmente eu substituo por fermento que o resultado é o mesmo.

Modo de preparo:
1. Junte todos os ingredientes e misture bem.
2. Trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma consistência firme.
3. Faça biscoitos pequenos e corte-os com cortador de biscoitos no formato que desejar (estrelas, corações etc).
4. Arrume em uma assadeira untada e asse em forno moderado por 35 minutos. Passe no açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

Os biscoitos por si só são uma delicia, mas você ainda pode optar por fazer uma decoração bem legal neles, confiram alguns exemplos:


No Copa & Cia, tem umas dicas bem legais para decorar, e uma receita de glacê que parece boa:

Ingredientes:
1 clara de ovo.
300 g de açúcar de confeiteiro.
1 colher de café de suco de limão.
Corante alimentar várias cores.
Saco de confeiteiro, bisnaga ou saco de gelo.

Modo de fazer:
Coloque a clara e uma colher de sopa de açúcar na batedeira em velocidade baixa e acrescente o restante do açúcar aos poucos. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade por mais 10 minutos. Para dar cor ao glacê, use os corantes alimentares de sua escolha.

Depois, ponha o glacê colorido em sacos de confeiteiro com bico pequeno. Outra opção é colocar o glacê em recipientes com bicos finos, como aquelas bisnagas para catchup ou mostarda. Sacos plásticos de gelo também podem ser usados, pois são mais grossos que os comuns. Feche o saco com elásticos e faça um pequeno furo na pontinha, então é só usar a sua criatividade!
Depois de decorados, os biscoitos de natal devem ir ao refrigerador por cerca de doze horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido