#ReceitasLiterárias: O Protetorado da Sombrinha e Torta de Melado Americana


O Protetorado da Sombrinha é uma série com uma protagonista única. A srta. Alexia, sem alma, é prática e para ser feliz basta ter chá e torta de melado. Mas sempre cismam em meter ela em confusão (ou será que ela que procura a confusão para se meter?). Fonte
 

Quem acompanha a série O Protetorado da Sombrinha sabe que a personagem tem uma tendência muito grande a arrumar confusão, e logo nas primeiras páginas do livro Alma? vemos que até a ideia mais inocente, como comer uma torta de melado pode ser perigosa para a vida de nossa protagonista, mas como ela mesma deixa transparecer  no decorrer da trama, alguns riscos realmente valem a pena.

“(...) perdeu o equilíbrio de um jeito surpreendentemente deselegante para um vampiro e despencou no chão. Caiu estatelado em cima da bandeja com torta de melado.A jovem sentiu grande desanimo. Adorava torta e viera ansiando comer justamente aquela, inteirinha.” p. 10

A Torta de Melado Americana também conhecida por lá como ShooFly Pie é uma receita bem antiga nos EUA e essa versão, segundo o site A Cozinha Coletiva, data de 1919, mas como a receita não estava totalmente completa, foram feitos alguns ajustes na receita, vamos conferir:


Ingredientes da base:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
120g de manteiga gelada em pedacinhos;
3 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da base:
Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 22cm de diâmetro, deixando uma borda de 2cm. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.

Ingredientes do recheio e cobertura:
1 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela em pó;
100g de manteiga gelada picada em pedacinhos;

1 xícara de água fervente;
2/3 de xícara de melado de cana;
3 colheres de sopa de glucose de milho;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 ovo batido.

Preparo:
Preaqueça o forno a 160 graus.
Em uma tigela misture farinha, açúcar, sal e canela. Adicione a manteiga, e mexa com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve na geladeira.
Em outra tigela, dissolva o melado e a glucose na água fervente. Adicione o ovo batido e o bicarbonato, misture bem [a mistura vai espumar bastante].
Recheie a base da torta com a mistura líquida, não ultrapassando 2/3 da altura da massa [o recheio vai inchar]. Cubra com uma camada de farofa.

Coloque a fôrma com a torta dentro de uma assadeira e leve ao forno, por uns 45 minutos, até dourar bem a superfície.

4 comentários:

  1. Que legal, amo essa série, curto muito cozinhar, receita anotada pra tenta fazer muito em breve.

    ResponderExcluir
  2. Li o primeiro volume da série no inicio do mês e adorei! Uma leitura muito divertida e agradável. Como adoro testar novas receitas vou anotar essa e tentar fazer um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Pah!!!
    Acredita q passei batido que ti há uma torta na série? Kkkk
    Ficou boa mesmo? Hehhe
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto essa série várias vezes em alguns blogs mas nunca tinha lido a sinopse,e parece ser muito bommm.E também fiquei com vontade de fazer essa torta kkk.Bjss

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido