#MudandoDeAssunto - O que é e como funciona o "Buddy Read"?

Eu acompanho diversos perfis no instagram, grande parte voltados para literatura, outro são perfis de amigos, o fato é que dia desses via foto de uma das colaboradoras aqui do blog falando sobre o Buddy Read, a tradução do termo eu sei qual é, mas o que realmente estava pro trás dele eu não fazia a mínima ideia, por isso resolvi ir pesquisar, sim sou uma pessoa curiosa que não aguentou esperar o dia seguinte para perguntar.

“Buddy Read é quando uma ou mais pessoas concordam em ler o mesmo livro que você, e ao mesmo tempo, há algumas modalidades dentro do Buddy Read”.

De modo bem resumido, o Buddy Read é um clube do livro online, no qual as pessoas leem o mesmo livro e ao mesmo tempo.

Na minha pesquisa achei o grupo Nothing But Reading Challenges (NRBC) no Goodreads, e nele uma explicação muito boa sobre o assunto e sobre alguns estilos diferentes, com a permissão da moderadora, trago para vocês a tradução editada do texto que encontrei. 


O “Buddy Read” tem um líder de discussão e uma data de leitura é definida para o inicio da leitura do livro. Um cronograma de leitura é postado antes da data de inicio e perguntas de discussão são postadas a cada dia em relação a aquela seção do livro. (...)

O “Relaxed Buddy Read” é similar ao “Buddy Read” exceto que há menos perguntas e intervalos na leitura, por exemplo, um livro pode ser dividido em ter seções e aqueles que estão lendo o livro deveriam parara ao final da seção e responder algumas perguntas de discussão, fazer comentários, ou fazer suas próprias perguntas para os outros leitores.

O “Informal Buddy Read” não tem um lider de discussão e é pedido que os participantes considerem algumas perguntas genéricas quando fizerem os comentários sobre o livro.

O “Read and Watch Buddy Read” pode ser definido como qualquer acima, mas também iremos assistir o filme ou série de TV, ou até mesmo ir a uma peça e fazer comparações, discutindo o que foi deixado de lado ou alterado, bem como os atores e atrizes. Há um longo debate do que deve ser feito primeiro, ler o livro ou assistir ao filme?Nó geralmente lemos primeiro, mas não é fundamental.

No “Cookbook Buddy Read” tentamos fazer o mesmo e as diferentes receitas do livro (você sabe, a teoria de dividir conquistar) para descobrir quais as melhores receitas. Discutimos se gostamos das receitas, postamos fotos do resultado de nossa obra prima (opcional), fazemos perguntas sobre onde encontrar os ingredientes, se uma substituição pode ser feita, ou sobre o que é determinado ingrediente. Primeiro nos discutimos quais livros estão disponíveis na biblioteca de todos, essa seria a maneira perfeita de determinar se compra ou não aquele tentador livro de receitas antes de investir todo o dinheiro em um. Em segundo lugar, nos concordamos e votamos em um livro desse segmento.

O Buddy Read inclui:

  • Uma programação de leitura pode varia entre 50, 75, até 100 ou mais páginas por dia;
  • Perguntas de discussão são postadas diariamente pelos moderadores e ocasionalmente por membros do grupo que nos ajudam.
  • Se o livro for realmente muito longo, nós planejamos uma pausa de uma dia;
  • Os membros NÃO precisam responder todas as perguntas, elas são feitas para estimular conversas sobre livros e nos permite ter uma ideia sobre eles quando a sequencia é lançada. Isso nos ajuda a lembrar exatamente o que aconteceu no livro anterior;
  • Nos achamos esse estilo de leitura mais divertido do que apenas postar uma linha ou duas sobre o livro.
  • As perguntas de discussão são criadas para fazer você pensar, analisar e ver coisas que você possa ter perdido. Sinta-se a vontade para adicionar suas ideias a qualquer momento se você achar que perdemos algo.


*** Para conferir o texto na integra bem como os exemplos para cada um dos estilos não deixe de conferir o grupo no Goodreads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

3ª temporada de 'Bridgerton' ganha trailer

Contagem regressiva e expectativas nas alturas, saiu o trailer da terceira temporada de Bridgeton . “Penelope finalmente desistiu de sua pa...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido