Deixada Para Trás (Charlie Donlea) #Resenha


Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.

Eu não costumo ler muitos livros de suspense, não que eu desgoste do gênero é apenas falta de costume, esse ano decidi que iria ler coisas fora da minha zona de conforto e por isso amei quando a Pat disse que tinha esse livro para resenhar, então se você assim como eu também que se desafiar “Deixada para trás” é um ótimo livro para começar, mas se você já lê muito esse gênero ai a indicação é certeira, pode se jogar também porque você não vai conseguir largar até a última página.

O livro é todo narrado em 3 pessoa (o que no começo me distanciou o pouco da história, porque particularmente prefiro narrações em primeira pessoa) mas depois que você engata nos capítulos curtinhos se torna bem envolvente; aos poucos somos apresentados a Megan que é filha do xerife da cidade, sempre levou uma vida pacata e toda certinha; também conhecemos Nicole que é uma adolescente excêntrica e “maluquinha” até então elas têm zero de afinidade ou semelhança até que são sequestradas. Das duas garotas sequestradas apenas uma garota ”reaparece” e é aí que todo o plot do livro começa a se desenrolar.

“Uma vida pode acabar, mas às vezes seu caso vive para sempre.”

A linha do tempo da narrativa se divide entre passado e presente, mas isso não dificulta em maneira nenhuma a leitura ( mesmo para quem se perde com facilidade no começo de cada capitulo tem uma notinha dizendo quando tempo antes ou depois do sequestro aquela parte se passa), enquanto a trama principal está no presente os flashbacks nos situam sobre como as coisas ocorreram e dão um tom de suspense a mais; o livro está dividido em seis partes, onde acompanhamos a história do ponto de vista da Lívia (irmã da Nicole, a garota sequestrada que nunca reapareceu), da Megan ( a garota que fugiu do cativeiro e escreveu um livro sobre o ocorrido) e do sequestrador (afinal toda história tem pelo menos dois lados).

“Às vezes, encontrar respostas resulta num novo conjunto de perguntas."

Megan escreve um livro sobre seu sequestro para superar o fato, para que as pessoas esgotem a curiosidade mórbida sobre os acontecimentos, porém ela ainda não consegue se lembrar exatamente do que acontece e um detalhe que não dá para esquecer é que Nicole nunca foi encontrada é ai que entra o ponto de vista da Lívia, a irmã mais velha praticamente decidiu se especializar em patologia forense para dar respostas sobre corpos que já não podem mais falar sobre si mesmo, esperando que um dia possa encontrar as respostas para o corpo da irmã.

“Toda vez que o corpo de uma desconhecida entrava no necrotério, Lívia se perguntava se seria Nicole. Abrir o zíper do saco de vinil preto e dar uma rápida  passada de olhos no cadáver era tudo o que ela em geral fazia para dissipar o medo."

Os personagens são tão reais que é fácil sentir nojo/ pavor quando acompanhamos o ponto de vista do sequestrador, a culpa e desejo de descobrir onde o corpo da irmã está que a Lívia nos apresenta no ponto de vista dela se tornou meu desespero, todos os lampejos de memória que vão parecendo novamente para Megan me deixavam morta de curiosidade, enquanto Megan e Lívia juntavam as peças do quebra cabeça eu praticamente voava pelas páginas para acompanhar.

"Algumas vezes, as descobertas indicam o que aconteceu exatamente. Outras vezes, apenas nos contam o que não houve."

Quando leio e gosto do livro eu particularmente vivo aquela história e embarcar nesse foi muito fácil, com todas as pistas deixadas nas entrelinhas eu usei para montar meu próprio quadro de suspeitos, a cada reviravolta eu começar toda uma teoria nova e mesmo criando várias hipóteses e não acertei nenhuma!

Se não fosse pedir muito eu pediria ao autor para inventar outra história só para não ter que dar tchau para a Lívia; depois de um primeiro contato muito favorável com a escrita do Charlie Donlea além de recomendar o livro para praticamente todo mundo eu sem dúvida quero ler “A Garota do Lago” do mesmo autor também publicado pela Faro.

Ósculos e Amplexos, Karina.



Livro: Deixada para trás
Autora: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
ISBN:13: 9788595810082
ISBN:10: 8595810087
Ano: 2017
Páginas: 368




Karina, biomédica por formação e bookaholic por paixão!
 * Resenha escrita pela colaboradora Karina Carvalho especialmente para o Lendo e Escrevendo

Um comentário:

  1. Oi, Ká.
    Amei a sua resenha!! Acho que deveríamos fazer uma campanha para a Lívia ganhar uma série todinha!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido