O Diário de Adão e Eva (Mark Twain) #Resenha


“O diário de Adão e Eva”, do qual apresentamos aqui as duas primeiras partes, pertence à última fase da carreira literária e da vida de Mark Twain.Foi publicado em 1906, um período de profunda depressão do escritor, por dificuldades financeiras decorrentes de investimentos mal-sucedidos e sobretudo por graves lutos familiares (em 1896, a filha Susy morreu de meningite; em 1904, faleceu a mulher Livy, depois de longa enfermidade; e, em 1909, foi a vez de outra filha, Jean).Desse estado de ânimo restam alguns vestígios em certos meandros menos aparentes do texto, que no entanto apresenta-se em seu conjunto como uma brilhante e divertida paródia, reconstruindo as relações entre os dois progenitores bíblicos da humanidade no Jardim do Éden.

O Diário de Adão e Eva publicado pela Coleções Folha apresenta as duas primeiras partes da obra de mesmo nome, nela conhecemos “Fragmentos do diário de Adão” e “Diário de Eva”, que são narrativas em forma de diário (ok, ficou um pouco redundante se considerarmos o nome do livro), na qual temos ciência dos sentimentos e ações decorrentes da chegada de Eva ao Jardim do Éden, agora conhecido como Parque das Cataratas do Niágara.


Logo no começo da trama temos contato com um Adão um tanto quanto contrariado e reclamão por causa da chegada de Eva e todas as mudanças causadas por ela, bem como sua aversão pelas mudanças desnecessárias que ela faz a todo instante sem nem ao menos consulta-lo. Já na segunda parte, temos o “Diário de Eva”, no qual uma animada Eva detalha dia a dia as suas descobertas e peripécias no Jardim do Éden (isso antes do nome ser trocado por ela).

Esse não é meu primeiro contato com uma obra do autor e confesso que quando vi a obra na lista de livros da Coleção eu fiquei com um pezinho atrás com a leitura, isso porque a fase que acompanhei do autor foi a que engloba os maiores sucessos dele, nessas obras alguns aspectos apresentados pelo autor não me agradaram muito e como foi algo recorrente nas obras que li, fiquei com receio que o mesmo acontecesse aqui, mas me enganei e me enganei bastante (o que foi um alivio para a minha experiência com esse livro).

Além disso, o texto de abertura presente nessa edição ajuda a contextualizar a época em que o livro foi escrito, nela ficamos cientes que O Diário de Adão e Eva foi escrito em uma época mais sombria do autor e talvez isso ajude a justificar o ambiente e humor do Adão no decorrer da obra, talvez por isso tenhamos um Adão mais cínico e avesso às mudanças, ao mesmo tempo Eva apresenta e dá o tom às mudanças em sua vida, e mesmo que essas sejam “desnecessárias” segundo ele são necessárias para que a vida continue.


De modo geral, fiquei encantada com a obra e com todo o trabalho realizado nesse volume da coleção, para aqueles que ainda não conhecem, os livros da Coleção Inglês com clássicos da literatura apresenta uma versão bilíngue de obras consagradas da literatura, além disso, um audiobook é disponibilizado aos leitores o que amplia o conhecimento e prática no conhecimento e aprendizagem do inglês.

Livro: O Diário de Adão e Eva
Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura – vol. 05
Autor: Mark Twain
ISBN-13:
ISBN-10:
Ano: 2018
Páginas:
Idioma: bilíngue
Editora: Folha de S. Paulo



5 comentários:

  1. Oi, Pat.
    A cada resenha sua que leio, fico com mais e mais vontade de ler os livros dessa série! Esse ano me coloquei uma meta de ler mais livros em inglês e tenho certeza que esses livros podem me ajudar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá Pat,

    Que incrível esSá proposta da Editora Folha, eu ainda não conhecia. Nunca li nada desse autor, mas vontade tenho de sobra, ainda mais depois de saber que esse foi o livro que você mais gostou dele. Estou muito interessada nesses livros da coleção, me parecem uma experiência completa. Vou procurar os livros já publicados por eles. Muito obrigado pela indicação.

    Beijos e parabéns pela resenha
    http://blogancoraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas, achei sua resenha tão inspiradora que fiquei interessada em realizar essa leitura! Achei a premissa legal e com certeza darei uma chance para o livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha certeza se leria pelo nome ou pela capa mas fiquei bem curiosa com seu ponto de vista!Com certeza vou procurar o livro!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, tema bem diferente esse livro trata, gostei da ideia e fiquei curioso pra ler as duas versões dos diários!!

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido