O Gambito da Rainha | Netflix 2020 #Crítica


Baseada no livro homônimo do escritor norte-americano, Walter Tevis (sem publicação em português), O Gambito da Rainha acompanha a história de Elizabeth Harmon, interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy, que definitivamente rouba a cena e conduz a série com maestria e talento inigualáveis.

Desde muito cedo Beth precisa enfrentar diversas adversidades e após a perda da mãe biológica, Beth passa boa parte da infância em um lar onde aprende xadrez com o zelador do local, para ela o aprendizado e as técnicas do jogo passam a ser uma válvula de escape e a única forma de “controlar” o que acontece. Além disso, é ainda criança que ela começa a fazer uso de remédios controlados, com o tempo esse passa a ser um vício constante em sua vida, inclusive na fase adulta.


Após ser adotada, ela continua desenvolvendo seu talento no xadrez e passa a participar de diferentes competições sempre se destacando e atraindo a atenção dos demais, pouco a pouco, ela vai conquistando boa parte do que sonhou e muito mais, mas ao mesmo tempo ainda precisa lidar com as pressões constantes dos outros e de si mesma e com um ambiente predominantemente masculino.

O Gambito da Rainha não é uma série com muita ação, mas os acontecimentos da vida de Beth e a forma como são mostrados ao público faz com que você fique atento a tudo o que acontece, pode até rolar uma vontadezinha de aprender xadrez. Além disso, a minissérie aborda temas importantes como perdas, recomeços, vícios, exposição da mídia, machismo e abandono, todos bem medidos e balanceados, com isso é possível ver diferentes faces de Beth e novamente Anya Taylor-Joy rouba a cena.

No mais, não posso fazer um comparativo com o livro, pois não o li, mas de modo geral a adaptação é muito bem produzida e de agradar àqueles que conhecem ou não as regras do xadrez, bem como aos expectadores que buscam uma série mais séria e densa.




2 comentários:

  1. Oii, eu nunca li o livro, mas tenho vontade de ler para depois assistir a série.
    Beijos!!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também quero, mas vou esperar para ver se lançam no Br
      bj

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Romances de Ana Huang serão adaptados pela Netflix

Os fãs de romance podem comemorar, os livros da autora Ana Huang serão adaptados! Sim! A autora divulgou que a Netflix comprou os direitos...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido