O Gambito da Rainha | Netflix 2020 #Crítica


Baseada no livro homônimo do escritor norte-americano, Walter Tevis (sem publicação em português), O Gambito da Rainha acompanha a história de Elizabeth Harmon, interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy, que definitivamente rouba a cena e conduz a série com maestria e talento inigualáveis.

Desde muito cedo Beth precisa enfrentar diversas adversidades e após a perda da mãe biológica, Beth passa boa parte da infância em um lar onde aprende xadrez com o zelador do local, para ela o aprendizado e as técnicas do jogo passam a ser uma válvula de escape e a única forma de “controlar” o que acontece. Além disso, é ainda criança que ela começa a fazer uso de remédios controlados, com o tempo esse passa a ser um vício constante em sua vida, inclusive na fase adulta.


Após ser adotada, ela continua desenvolvendo seu talento no xadrez e passa a participar de diferentes competições sempre se destacando e atraindo a atenção dos demais, pouco a pouco, ela vai conquistando boa parte do que sonhou e muito mais, mas ao mesmo tempo ainda precisa lidar com as pressões constantes dos outros e de si mesma e com um ambiente predominantemente masculino.

O Gambito da Rainha não é uma série com muita ação, mas os acontecimentos da vida de Beth e a forma como são mostrados ao público faz com que você fique atento a tudo o que acontece, pode até rolar uma vontadezinha de aprender xadrez. Além disso, a minissérie aborda temas importantes como perdas, recomeços, vícios, exposição da mídia, machismo e abandono, todos bem medidos e balanceados, com isso é possível ver diferentes faces de Beth e novamente Anya Taylor-Joy rouba a cena.

No mais, não posso fazer um comparativo com o livro, pois não o li, mas de modo geral a adaptação é muito bem produzida e de agradar àqueles que conhecem ou não as regras do xadrez, bem como aos expectadores que buscam uma série mais séria e densa.




2 comentários:

  1. Oii, eu nunca li o livro, mas tenho vontade de ler para depois assistir a série.
    Beijos!!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também quero, mas vou esperar para ver se lançam no Br
      bj

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido